INTELIGĂNCIA EMOCIONAL
RefÂȘ: 10-2014-Compt
(Lisboa)
Enquadramento:
Que fatores estĂŁo em jogo quando pessoas com um QI elevado falham onde outras com um QI mais modesto sĂŁo bem sucedidas? A diferença reside frequentemente nas capacidades de inteligĂȘncia emocional.
A inteligĂȘncia emocional Ă© a capacidade para reconhecer os nossos sentimentos e os dos outros, gerir bem as emoçÔes prĂłprias e no relacionamento com os outros, compreender e usar sensatamente o vasto poder das nossas emoçÔes.
O QE auxilia o QI quando é necessårio resolver problemas ou tomar uma decisão-chave, rentabilizando o tempo. Quando as emoçÔes são reconhecidas e orientadas construtivamente aumentam o desempenho intelectual.
âPara sobreviver, perdidos nas montanhas ou na neve, sĂŁo fundamentais a boa preparação e levar consigo um bom equipamento. Mas, na hora da verdade, o que com frequĂȘncia separa os vivos dos mortos nĂŁo Ă© o que levam na mochila, mas sim o que levam na mente.â Luis Rojas Marcos
Objetivo Geral:
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Aplicar as diversas competĂȘncias da inteligĂȘncia emocional na liderança e participação nas equipas de trabalho.
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Desenvolver a eficåcia pessoal e da equipa através da gestão das emoçÔes.
Objetivos EspecĂficos:
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Sentir e explorar a importĂąncia da inteligĂȘncia emocional na evolução pessoal, das equipas e organizacional.
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Caracterizar o perfil do lĂder emocionalmente inteligente.
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Auto-analisar as vĂĄrias dimensĂ”es da inteligĂȘncia emocional.
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Distinguir competĂȘncias pessoais e sociais.
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Aplicar as competĂȘncias da inteligĂȘncia emocional em situação de trabalho em equipa.
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Diferenciar pensamentos realistas e nĂŁo realistas.
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Praticar técnicas para lidar com as emoçÔes.
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Utilizar a inteligĂȘncia emocional para facilitar a gestĂŁo de conflitos.
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Elaborar um plano de ação personalizado de modo a otimizar as competĂȘncias da inteligĂȘncia emocional, aumentar o bem-estar, a eficĂĄcia e a felicidade individual e da equipa.
DestinatĂĄrios:
Todos os profissionais que no desenvolvimento da sua actividade pretendem desenvolver a sua inteligĂȘncia emocional, ampliando o auto-conhecimento, o auto-controlo, a auto-motivação, a empatia e facilitando o relacionamento interpessoal.
Duração: 14 horas
HorĂĄrio: (9h30m-13h00m; 14h00-17h30m)
Local: Lisboa
Programa:
OrganizaçÔes emocionalmente inteligentes
- Conceito de inteligĂȘncia: o Q.I. e o Q.E.
- ImportĂąncia da inteligĂȘncia emocional na liderança e na evolução profissionaldas equipas
- O lĂder emocionalmente inteligente
As dimensĂ”es da inteligĂȘncia emocional
- Auto-anĂĄlise das dimensĂ”es da inteligĂȘncia emocional
- CompetĂȘncias pessoais e sociais
- Como desenvolver as diferentes dimensÔes
GestĂŁo emocional no relacionamento com os outros
- Ideias-chave e ideias erradas a propósito das emoçÔes
- Pensamentos realistas e nĂŁo realistas
- Interação das emoçÔes com a razão
- Lidar com as emoçÔes: aprender a agir reconhecendo as vantagens das emoçÔes
- GestĂŁo emocional e gestĂŁo de conflitos
- Neutralizar emoçÔes desagradåveis
- TĂ©cnica do reenquadramento
- AnĂĄlise de situaçÔes difĂceis
- Aumento da eficĂĄcia da equipa
- Bem-estar no trabalho e felicidade da equipa
Plano de ação personalizado
- Otimizar as competĂȘncias da inteligĂȘncia emocional.
Formador:
Profissional com experiĂȘncia comprovada ao nĂvel da monitoria de açÔes de formação na ĂĄrea comportamental, nomeadamente na temĂĄtica em questĂŁo.
MĂ©todos utilizados:
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Enquadramento teórico interativo dos diversos temas, com recurso sistemåtico à exemplificação pråtica.
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Metodologia essencialmente experiencial e orientada para a ação, com o objetivo de facilitar a consolidação das aprendizagens e o conhecimento mais aprofundado do impacto das suas açÔes no outro. O predomĂnio desta metodologia permite um processo de aprendizagem ativo, no qual os participantes se envolvem intelectual, emocional e fisicamente.
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Cada atividade experiencial Ă© seguida de um perĂodo de reflexĂŁo e transferĂȘncia para o contexto de trabalho dos participantes, oque ajuda a explorar aprendizagens, a clarificar e a conceptualizar a experiĂȘncia vivida, a criar Ăąncoras e a promover insights relevantes.
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A consolidação de aprendizagens e a sua transferĂȘncia para a realidade de trabalho de cada participante Ă© potenciada pela elaboração de um plano de ação individual facilitador do desenvolvimento das competĂȘncias da inteligĂȘncia emocional, do aumentar do bem-estar da eficĂĄcia e da felicidade individual e da equipa.
Investimento:
750,00âŹ/dia + 23% IVA independentemente do nĂșmero de participantes atĂ© ao limite de 15 (* A inscrição inclui documentação e coffee-breaks)
REGRAS PARA AS INSCRIĂĂES NOS CURSOS:
InscriçÔes vålidas:
As inscriçÔes sĂł serĂŁo consideradas vĂĄlidas apĂłs a receção da respetiva ficha de inscrição completamente preenchida atĂ© 10 dias antes da data de realização da açao e deverĂĄ ser acompanhada do pagamento, o qual poderĂĄ ser efetuado por cheque ( Ă ordem de PRIME SEARCH, LDA) , ou por transferĂȘncia bancĂĄria (Conta Banco EspĂrito Santo - NIB 0007.0023.00697100005.72). A presença de cada participante em cada ação de formação apenas Ă© garantida quando a liquidação da inscrição se encontre regularizada.s
Cancelamentos da participação:
Os cancelamentos terĂŁo de ser comunicados por escrito (carta ou email), atĂ© 10 dias antes do inĂcio de cada ação de formação, nĂŁo apresentando nesse caso qualquer encargo financeiro. ApĂłs esta data o pagamento Ă© obrigatĂłrio, podendo, no entanto, o participante indicar um outro elemento para a desistĂȘncia ocorrida.
Certificado do Curso:
No final do Ășltimo dia de cada ação de formação, serĂĄ entregue a todos os participantes um Certificado de Formação Profissional, desde que o formando tenha estado presente em pelo menos, 75% do nĂșmero total de horas previstas para o curso em questĂŁo.
AlteraçÔes ao Programa:
A PRIME CONSULTING reserva-se o direito de proceder a alteraçÔes de parte dos programas, datas e/ou de formadores sempre que tal se justifique e/ou por razÔes de força maior